Visualizar

sábado, outubro 01, 2011

Processo Pré-Operatório!

Olá Galera! Estamos de volta e nesse novo post vamos falar um pouquinho sobre o processo pré-operatório da cirurgia bariátrica. Primeiramente, antes de procurar o médico para se submeter a cirurgia bariátrica, a pessoa precisa realmente ter certeza de quer isso para si, precisa procurar informações, ler sobre, estar ciente de todos os prós e contras da realização deste tipo de cirurgia, apesar de na minha opinião ser muito mais prós do que contras. É importante também o apoio da família, para que você possa ter apoio nessa nova faze da sua vida.  Depois de realmente ter certeza que deseja realizar o procedimento, o próximo passo é procurar um bom médico, isso é muito importante, busque informações na internet, em sites confiáveis claro, como o da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) por exemplo, busque referências com outras pessoas que foram operadas por determinado médico, existem bons médicos que realizam o procedimento, como vocês puderam notar no blog a minha escolha foi pelo Dr. Glauco da Costa Alvarez da Clínica da Cirurgia da Obesidade e do Aparelho Digestivo, de Santa Maria/RS. Dr. Glauco é membro titular da SBCBM, muito conceituado no meio, com mais de 10 anos de experiência neste tipo de procedimento. Depois da escolha do médico é preciso marcar uma consulta para conversar com ele e passar por uma avaliação, onde primeiramente será calculado o IMC (Índice de Massa Corpórea) que deve estar acima de 40 ou então acima de 35 com mais duas doenças associadas (Diabetes e Hipertensão por exemplo) para que a cirurgia seja indicada. Estando com índice de IMC que indique a cirurgia a pessoa já inicia o processo pré-operatório. Neste processo o candidato a cirurgia passa por várias avaliações, entre elas, psicológica, nutricional, cardiológica, gástrica, anestésica e laboratorial (podem haver outras avaliações, depende de cada paciente).
Eu estou passando por este processo, pré-operatório, já passei pela avaliação do cirurgião, onde foi verificado meu IMC, que é alto o bastante para indicação da cirurgia. Neste mesmo dia recebi uma lista de exames que devem ser realizados como pré requisito para a cirurgia, tais como: Tempo de Protrombina, Colesterol, Triglicerídeos,  Glicemia, Ácido Úrico, TSH, TGP, T4, Anti-Insulina, Anti Gade, Endoscopia Digestiva Alta, Ultrasson do Abdômen Superior, Eletrocardiograma, entre outros), não sei se esta é uma lista de exames padrão para todos os médicos, mas foi os principais que me foram pedidos, portanto, não façam os exames por conta, para minimizar o tempo de espera, consulte seu médico ele indicará precisamente todos os exames necessários. Neste meio tempo, já consultei com a psicóloga, Dr. Betânia Stangarlin, especialista em obesidade e uma profissional impressionante, confesso que estava com receio para a primeira consulta com a psicóloga, entrei pensando que não saberia como começar a falar, mas ela me recebeu com uma simpatia ímpar, que automaticamente quebrou o gelo, e soube conduzir a conversa me deixando muito a vontade. Lógo após a consulta psicológica, aguardei um momento e fui para a consulta com a nutricionista, Drª Luciana Dapieve Patias, também uma super profissional que me deixou bastante a vontade, me explicou alimentação pré e pós operatória e me deu uma material escrito sobre isso. Só tenho elogios a equipe do Dr. Glauco, inclusive as secretárias que são muito atenciosas. Bom, esta semana vou começar os exames, tenho exames na terça, na quarta, na quinta e na sexta-feira, vai ser uma correria, mas este é o processo pré-operatório. Pode parecer cansativo essa correria para fazer esses exames, mas é muito pelo contrario, cada exame que você faz te deixa mais perto de realizar teu sonho. Preciso voltar a Santa Maria no dia 20/10 com todos esses exames prontos para que o Dr. Glauco analise e marque minha cirurgia. Bom pessoal, neste post falei um pouquinho sobre como é o processo pré-operatório da cirurgia bariátrica, tanto de uma forma geral quanto como está sendo o meu processo pré-operatório. Qualquer coisa deixem comentários ou entrem em contato, no blog tem meus contatos ou se preferir use o formulário na final da página! Grande Abraço a Todos.
Voltaremos!

9 comentários:

  1. Oi gostaria de saber se tu podes me informar quanto tempo de a primeira consulta até a cirurgia e quantos dias no hospital? e também se tens informação do valor total da cirurgia particular? estou querendo fazer mas como nao tem plano preciso me informar sobre isso primeiro.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Glauco é um especialista maravilhoso, excelente médico, conversa e é presente o tempo todo com seus pacientes, esclarece todas as dúvidas e riscos antes de qualquer cirurgia. Eu, minha mãe e minha melhor amiga já fizemos... Todos os procedimentos foram perfeitos, não sofremos nada de ruim, foi o que era pra ser, fomos bem esclaerecidas. Desculpe falar, mas se alguem passou mal foi por imprudencia própria, descuido... existem riscos sim, mas temos todas as informações para saber o que pode ou não... temos que ter consciência de nossa vida... não arriscar, só isso. Ressalto a qualidade de atendimento de toda a equipe do DR. Glauco, estão sempre a disposição e nos esclarecem tudo. Agradeço de todo o coração o que fizeram por mim e minha mãe! Sucesso sempre, pois qualidade e experiência a equipe tem de sobra!!!

    ResponderExcluir
  3. Dr. Glauco é um especialista maravilhoso, excelente médico, conversa e é presente o tempo todo com seus pacientes, esclarece todas as dúvidas e riscos antes de qualquer cirurgia. Eu, minha mãe e minha melhor amiga já fizemos... Todos os procedimentos foram perfeitos, não sofremos nada de ruim, foi o que era pra ser, fomos bem esclaerecidas. Desculpe falar, mas se alguem passou mal foi por imprudencia própria, descuido... existem riscos sim, mas temos todas as informações para saber o que pode ou não... temos que ter consciência de nossa vida... não arriscar, só isso. Ressalto a qualidade de atendimento de toda a equipe do DR. Glauco, estão sempre a disposição e nos esclarecem tudo. Agradeço de todo o coração o que fizeram por mim e minha mãe! Sucesso sempre, pois qualidade e experiência a equipe tem de sobra!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Tenho h. Pylori mas ja fiz três vezes o tratamento e ela continua no meu estômago. O meu gastro disse que não pode mais tratar. Será que não poderei fazer a bariátrica

    ResponderExcluir
  9. Dr Glauco faz o procedimento com argônio ou algum outro tipo para pacientes com reganho de peso depois dá cirurgia bariatrica

    ResponderExcluir

Inicialmente este Blog não possui moderação de comentários, mas se houver comentários em tom de brincadeira, deboche, insulta ou ofensas de qualquer gênero, os comentários passaram a ser moderados! Não é permitido propaganda, nem publicidade sem autorização do Administrador!


Dr. Glauco da Costa Alvarez

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica