Visualizar

sábado, outubro 01, 2011

Notícias Especiais!

Indiano de 10 anos com 127 KG é submetido a cirurgia bariátrica, uma situação atípica, já que o procedimento não é recomendado em menores de idade. Ksithijj Jindger sofria de obesidade desde muito novo, quando chegou a pesar 50 KG aos 3 anos de idade. Hoje, pouco mais de um ano depois e com 57 KG a menos, atualmente o garoto pesa 69 KG, ele garante que seu apetite não é mais o mesmo. Mesmo que o caso de Ksithijj Jindger tenha sido um sucesso, é importante salientar que este foi um caso específico e não dever se tornar um parâmetro. Lembrem-se, os pais devem manter a alimentação da criança saudável e equilibrada.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um estudo de pesquisadores das Universidades de Duke e de Columbia (Estados Unidos) publicado em abril deste ano na revista Science Translational Medicine,  apresenta evidências da eficácia da cirurgia bariátrica no controle da diabete. O estudo foi realizado com dois grupos de obesos, ambos com níveis de diabetes. O primeiro grupo fez uma dieta rígida, já o outro grupo foi submetido a cirurgia bariátrica. Cerca de 80% das pessoas que realizaram o procedimento cirúrgico tiveram benefícios significantes, relativos aos níveis de glicemia, mesmo antes do início do emagrecimento, o que sugere que há alguma relação entre a cirurgia e as vantagens no controle dos níveis de insulina.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um estudo realizado na Kent State University ( Estados Unidos) indica que a cirurgia bariátrica pode acarretar também, além da melhora de doenças associadas a obesidade, em uma melhora significativa na memória e na capacidade cognitiva dos pacientes. O estudo que será publicado no Journal of the American Society for Metabolic and Bariatric Surgery, realizou testes com 150 candidatos: 109 submetidos a cirurgia bariátrica e 41 obesos como grupo de controle. Todos tiveram seu desempenho cognitivo testado quatro vezes, o primeiro teste antes da cirurgia e os três seguintes, entre doze semanas e dois anos após o procedimento. O autor do estudo é o Dr. John Gunstad, professor titular do departamento de psicologia da Universidade Kent.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em breve voltaremos com novas Notícias Especiais. Até Mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inicialmente este Blog não possui moderação de comentários, mas se houver comentários em tom de brincadeira, deboche, insulta ou ofensas de qualquer gênero, os comentários passaram a ser moderados! Não é permitido propaganda, nem publicidade sem autorização do Administrador!


Dr. Glauco da Costa Alvarez

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica