Visualizar

segunda-feira, novembro 07, 2011

Formas e Tipos de Cirurgia Bariátrica!

A Cirurgia Bariátrica Quanto as Formas

Videolaparoscopia: É feita sob anestesia geral, e consiste em incisões mínimas na parede abdominal do paciente, onde uma câmera de vídeo é inserida para que o cirurgião conduza e visualize o procedimento no monitor de vídeo. Alguns dos benefícios da cirurgia laparoscópica em relação à cirurgia aberta: menor dor pós-operatória, menor infecção nas incisões cirúrgicas, menos tempo de internação hospitalar (3-4 dias); menor ocorrência de hérnias e rápida recuperação e retorno às suas atividades físicas e profissionais (30dias).

Cirurgia Videolaparoscópica


Cirurgia Convencional (Aberta): Consiste em uma incisão longa que abre o abdômen no sentido vertical, para que o cirurgião tenha acesso à cavidade abdominal. Esta técnica também é realizada sob anestesia geral, e segue os mesmos princípios da cirurgia laparoscópica, produzindo a perda de excesso de peso da mesma forma. O tempo de internação hospitalar é em torno de oito dias e o tempo de recuperação para o retorno às suas atividades físicas (90dias) e profissionais (30-60dias).

Cirurgia Convencional (Aberta)

Quanto aos Principais Tipos de Cirurgia Bariátrica 

Cirurgias Combinadas: By Pass Gástrico em Y de Roux ou Cirurgia de Fobi Capella: O “Bypass Gástrico” é a “Cirurgia Bariátrica” mais frequentemente realizada no mundo. 70% das cirurgias bariátricas feitas no mundo são By Pass Gástrico. Essa cirurgia também é conhecida como “Cirurgia de Fobi e Capella” ou “Septação Gástrica”.Esta é considerada como PADRÃO OURO DA CIRURGIA BARIÁTRICA.

O Bypass Gástrico cria um “atalho” no tubo digestivo . A comida vai passar por um estômago pequeno, que será costurado ao jejuno médio. Em outras palavras a comida não passa pela maior parte do estômago, nem pelo duodeno e nem por 70 cm de jejuno inicial. Essa modificação vai impedir a intensa absorção alimentar que ocorreria nesse trecho. Assim a comida chegará ao intestino delgado terminal e o intestino enviará uma aviso de saciedade, e a fome diminuirá logo após o inicio da refeição.
Nesta técnica é realizado um grampeamento no estômago, onde é criado um pequeno reservatório gástrico (15-20ml). O restante do estômago não é removido, mas é completamente grampeado e isolado. Este reservatório proporciona menor volume alimentar ingerido, com sensação de saciedade. Esta técnica é indicada em 80% dos casos de obesidade mórbida. O resultados esperado é que se perca de 30-40% do peso inicial em 18 meses.

By Pass Gástrico em Y de Roux

Cirurgias Restritivas: Banda Gástrica Ajustável: são aquelas que apenas reduzem o tamanho do estômago Esta técnica consiste em construir um pequeno reservatório no estômago (30 ml). Nesta técnica há o impedimento da ingestão de grandes volumes de comida, entretanto, não impede a ingestão de líquidos, mesmo os hipercalóricos, que engordam, como sorvete, leite condensado, refrigerantes, entre outros. Costuma-se perder de 20-30% do peso inicial dentro de 1 ano, podendo falhar em 30% dos casos.

Banda Gástrica Ajustável
Cirurgias Disabsortivas:  Duodenal Switch: São aquelas em que um grande segmento de intestino é excluído da passagem do alimento. O estômago sofre uma redução parcial (150 a 300 ml) através do grampeamento e retirada de parte excedente do mesmo. Ocorre um desvio do trânsito digestivo, através da união do restante do intestino com o duodeno. Desta forma o alimento ingerido não é absorvido. Esta cirurgia permite uma grande perda de peso, sem alterar muito a quantidade de comida ingerida. No entanto, pode causar carência de vitaminas, podendo levar à desnutrição em 2% dos casos. Necessita de um acompanhamento médico mais intensivo, e tem aplicações muito restritas, devendo ser indicada com muita cautela.


Duodenal Switch
Fonte: Informações e Imagens retiradas do site do Dr. Glauco da Costa Alvarez - http://www.obesidadesantamaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inicialmente este Blog não possui moderação de comentários, mas se houver comentários em tom de brincadeira, deboche, insulta ou ofensas de qualquer gênero, os comentários passaram a ser moderados! Não é permitido propaganda, nem publicidade sem autorização do Administrador!


Dr. Glauco da Costa Alvarez

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica