Visualizar

terça-feira, novembro 15, 2011

Entenda Como a Sibutramina Age no Corpo Humano!



Com a proibição de três medicamentos – anfepramona, femproporex e mazindol – pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a sibutramina é hoje a única droga usada para emagrecer que atua sobre o sistema nervoso. Além dela, só há mais um remédio disponível para esse fim, o orlistate – cujo nome de mercado é Xenical – que age sobre a absorção de gordura no intestino. Contudo, o que a sibutramina faz no cérebro não é exatamente inibir o apetite, como é o caso dos remédios que foram proibidos. Na verdade, ela estimula a saciedade. “Na prática, o paciente fica satisfeito com menos comida”, resumiu o endocrinologista Walmir Coutinho, pesquisador que participou da pesquisa “Scout”, a maior já feita sobre o remédio, que acompanhou pouco menos de 10 mil pacientes durante um período médio de 3 anos e 5 meses.O farmacêutico Ivan da Gama Teixeira, diretor técnico e vice-presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), contou que a substância surgiu como um antidepressivo. “Viram que a diminuição do apetite era um efeito colateral e o remédio passou a ser usado como emagrecedor”, explicou. 
Os especialistas consultados pelo G1 explicaram que a sibutramina age sobre dois neuro transmissores: a serotonina e a noradrenalina. Esses neurotransmissores funcionam entre os neurônios, levando informações de um para o outro. Nesse processo, geram a sensação de saciedade.
Normalmente, isso ocorre num curto período de tempo, e eles retornam para dentro das células – o que é chamado de recaptação. O que a sibutramina faz é retardar essa recaptação, ou seja, a serotonina e a noradrenalina ficam por mais tempo fazendo a ligação entre os neurônios e deixam o indivíduo saciado.
Efeitos Colaterais

Coutinho afirmou que os cientistas ainda estão tentando entender mais detalhes sobre o funcionamento da substância. Por isso, ainda não se sabe explicar por que ocorrem os efeitos colaterais, que, segundo ele, podem ser boca seca, taquicardia e insônia.
A pesquisa “Scout” registrou ainda que, entre pessoas que já têm alto risco de doenças cardiovasculares – como enfarte e derrame –, esse risco aumenta. No entanto, ainda não há explicação de como isso acontece no corpo humano.

Autor: Tadeu Meniconi

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/10/entenda-como-sibutramina-age-no-corpo-humano.html

34 comentários:

  1. uma pesoa que fez cirurgia bariátrica Capella há 8 anos, chegando a perder 55 quilos, pessoa essa saudável, sem vícios, engordou 10kg nos últimos 2 anos, coisa normal segundo o cirurgião, mas que isso está trazendo desconforto à pessoa, pode ela tomar sibutramina para tentar emagrecer os 10 kg que ganhou? Informo que tal pessoa não consegue fazer uma dieta balanceada, sendo esse o ponto principal da decisão de tomar tal medicamento. Devido ser bariátrica o medicamento traria algum malefício diferente de uma pessoa norrmal? aguardo retorno. piloto98@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz bariátrica a 5 anos e tive reganho de peso tô mal não consigo macrecer posso toma subrutanima

      Excluir
  2. Tenho a mesma pergunta o subtramina traz algum problema quem já fez bariatrica

    ResponderExcluir
  3. Tenho a mesma pergunta o subtramina traz algum problema quem já fez bariatrica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez digo talvez os 2 maiores riscos sejam
      1. Fraqueza já que fome vai ser zero
      2.da bug no sistema endócrino
      Eu no imediatismo tomei com 3 meses by pass foi só uma semana e tava caindo pelas paredes
      Hoje tomo um energético que dá gás para malhar sem agredir muito

      Excluir
  4. Eu engordei 4 quilos e tomei por um mês... Queria perder mais 2 @ 3 pra ficar numa zona de conforto...ainda tenho 8 comprimidos...estou desistindo..hoje....to me sentindo muito mal...muito mal mesmo...sem coragem...com tontura ....vontade de ficar só deitada como se tivesse anêmica....esse mês. Não pedalei nem corri....não vou mais tomar...passando.muito mal

    ResponderExcluir
  5. Eu engordei 4 quilos e tomei por um mês... Queria perder mais 2 @ 3 pra ficar numa zona de conforto...ainda tenho 8 comprimidos...estou desistindo..hoje....to me sentindo muito mal...muito mal mesmo...sem coragem...com tontura ....vontade de ficar só deitada como se tivesse anêmica....esse mês. Não pedalei nem corri....não vou mais tomar...passando.muito mal

    ResponderExcluir
  6. Tem alguma conte indicação a sibutramina para quem fez a bariátrica?
    Se possivelnme responder e me falar quais são os efeitos colaterais nesse cas0

    ResponderExcluir
  7. fiz a cirurgia bariatrica e gostaria de perder mais peso, o que estagnou. tem algum problema se eu tomar a sibutramina?

    ResponderExcluir
  8. Eu também tenho a mesma pergunta paciente pós bariatrico pode usar sibutramina ou xenical???

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer uma cirurgia quinta feira tira a visicula posso continuar tomando subtramina ou devo para

    ResponderExcluir
  10. Quero tomar a sibu...posso???
    5 meses e meio de by pass..

    ResponderExcluir
  11. Tenho 2 anos de sleeve queria tomar tbm será que tem algum problema? Me respondam no email por favor: milenna_oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Fiz a sleeve 1 ano e 7 meses, fui na endócrino pq tive um reganho de 6 kilos depois de operar o rim à 5 meses. Ela me passou a sibutramina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a endócrino passou sibutramina pra você? E você tomou a medicação, conseguiu perder peso? Teve algum problema na sua saúde? Me responde por favor??

      Excluir
  13. Fiz a 5 anos Capela, engordei 10 quilos, posso toma ?

    ResponderExcluir
  14. Fiz a 1 ano e 2 meses a sleeve e não perdi o que eu precisava e ainda estou estagnada no mesmo peso a 6 meses. Posso tomar?

    ResponderExcluir
  15. fiz cirurgia bariátrica há dez anos
    engordei 32kg nos últimos 2 anos

    soube de um remédio chamado desobesi alguém tem experiência com tal medicamento?

    ResponderExcluir
  16. Fiz barriatrica sleve 3 ano não consegui chega no peso q precisava posso toma subtamina tenho problema de coluna preciso magrecer 20 kuilo ainda por favor me ajuda manda resposta para meu imail.Marlenepremole@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Fiz bariátrica a 4anos engordei 10k sei que é compulsiva e emocional pois o peso veio depois da morte do meu filho só como besteira tipo pão ... quero tomar remédio pra emagrecer , posso?

    ResponderExcluir
  18. Fiz a bariatrica a 7 anos emagreci 50 kilos e ja engordei 20 posso tomar sibutramina

    ResponderExcluir
  19. Fiz bariátrica a 3 anos posso tomar ?

    ResponderExcluir
  20. Fiz Bypass a dois anos e engordei 8 kg,posso tomar sibutramina??

    ResponderExcluir
  21. Fiz bariátrica a 4 anos engordei 4kilos posso tomar?

    ResponderExcluir
  22. Fiz sleeve mas tive reganho de q0 quilos poso tomar subritramina para perder esse regonho e asocia ele com o froxetina e. Colidrato trsodona por favor min reponda

    ResponderExcluir
  23. Tenho a mesma pergunta fiz bariátrica a 4 anos posso tomar desobesi ou sibutramina

    ResponderExcluir
  24. Fiz bariatrica posso tomar sibutramina ?

    ResponderExcluir
  25. Fiz bari a dois anos estou c peso estacionado a mas ou menos 6 meses...posso tomar subtramina?????

    ResponderExcluir
  26. Fiz bariátrica há 4 anos, e engordei 17 kilos, eu posso tomar sibutramina?

    ResponderExcluir

Inicialmente este Blog não possui moderação de comentários, mas se houver comentários em tom de brincadeira, deboche, insulta ou ofensas de qualquer gênero, os comentários passaram a ser moderados! Não é permitido propaganda, nem publicidade sem autorização do Administrador!


Dr. Glauco da Costa Alvarez

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica